sábado, 22 de maio de 2021

Vídeo 'Opportunity'

Este vídeo também teve avanços e recuos, várias versões, umas mais narrativas, chumbadas pela Mariana, até que fiz uma versão que ela considerou boa do meio para a frente, ou seja, desde que as imagens passavam a ser em torno de movimentos hipnóticos, espirais, túneis, rotações. E foi assim que surgiu a imagem do tema, as oportunidades na vida também nos surgem em ambientes assim, há que fluir com elas, entrar na corrente, descer pelo tubo, enfrentar o desconhecido... 

As imagens foram baixadas do website pixabay.com, e durante o instrumental, a meio da música, uma alusão às danças sufi, que representam a mesma ideia como forma de atingir o êxtase espiritual. 

------ https://www.youtube.com/watch?v=9593d884sIA

This video experienced advances and retreats in the making, several versions, some more narrative, defeated by Mariana, until I made a version that she considered 'working' from the middle to the end, that is, since the images started showing hypnotic movements, spirals, tunnels, rotations, that was how the image concept of the theme emerged, opportunities in life also appear to us in environments like this, we have to flow with them, enter the current, go down the tube, face the unknown ...

The videos were downloaded from the pixabay.com website, one of which, during the instrumental part of the song, in the middle of the music, is an allusion to the Sufi dances, which represent the same idea, as a way to achieve spiritual ecstasy.

domingo, 16 de maio de 2021

Vídeo 'America II'

 É o último tema do álbum mas foi por aqui que comecei, no que toca aos vídeos. Porque a própria música "saiu" do tema América - oferecido como bónus a quem comprar o álbum inteiro no Bandcamp - no América I consultei e segui as ideias do autor da letra, e no América II senti-me livre para fazer o que quisesse e assim, fiz o que me apeteceu. O mote é o sonho americano que virou pesadelo.

Como pano de fundo, um cenário de guerra, ou mais propriamente, de instrução militar, recruta que soldados americanos deram a tribos locais do Vietnam, a acompanhar o fornecimento do armamento, lê-se nas entrelinhas. Tem por isso um significado simbólico, a influência sob forma de instrução... militar. Nada de imagens muito aparatosas, apenas um cenário de recruta, um conceito militarista de ajuda humanitária. O documentário de onde cortei e colei as imagens a preto e branco que constituem esse pano de fundo tem um nome elucidativo: "DIRTY SECRETS of VIETNAM_ Montagnard Tribes Defend Southeast Asia". Este pano de fundo desmascara a política externa dos EUA durante a guerra-fria, que semeou a guerra por todo o mundo com objetivos dúbios, porventura o da venda de armas, influência política, poder? 

Abordando as raízes do racismo interno nos EUA, fui acrescentando a esse pano de fundo mais sequências de imagens a preto e branco, cortadas e coladas de outros documentários, com relevância para o mítico discurso 'I have a dream' de Martin Luther King, que tem a particularidade de ser um vídeo sobre uma interpretação ASL (American Sign Language), chamado "Dr. Martin Luther King Jr.'s 'I have a dream' ASL rendition". 

Mostra-se aqui e ali a criatividade das etnias africanas-americanas, com o jazz em Nova Iorque, em cenas a preto e branco cortadas do documentário  "STAGED_ Exploring New York City's most iconic jazz clubs", e também através do desfile de carnaval cortado do documentário "Carnaval 2020_Super Esquenta Bateria Viradouro Mestre Ciça Campeã 2020", um cheirinho de Brasil a cores, afinal a letra não aborda só os EUA, mas também aspetos do Brasil. 

Mais para o fim, outras imagens marcam a presença de povos empobrecidos ou marginalizados na sociedade americana, não só nas imagens do ambiente que rodeou o discurso 'I have a dream', como também nas imagens duma dança tradicional de índios nativos americanos executada por descendentes dos sobreviventes do genocídio da tribo Sherokee, cortadas do documentário "Ghost Dance Wounded Knee".

Ao longo da música, sobrepostos ao pano de fundo explicado acima, desfilam clips de alguns segundos a cores, quase todas descarregadas do website www.videvo.net: no início umas mãos a tocar congas em síncrono com a música, e depois outras ilustrações de alguns dos temas abordados na letra, nomeadamente a de um satélite em torno da terra, de um lobo, de helicópteros (mais guerra), da estátua da liberdade, de lixo na praia, de notas de dólar, e a acabar, de uma festa na praia. A música acaba com uma contagem decrescente de 5 a 0, e no final ouve-se um tiro de longa distância, uma alusão aos métodos encontrados por interesses maquiavélicos geralmente associados ao poder e ao dinheiro para silenciar vozes incómodas - tal como sabemos isso aconteceu vezes demais por aquelas bandas. Como comentou o Tó a propósito, 'está pesadito'... mas era essa a ideia.

Essa foi também a opinião inicial do 'You Tube Community Guidelines', que me enviou um email a dizer "aplicámos uma restrição de idade ao seu conteúdo"; embora as restrições não parecessem graves - não podia ser 'dinheirizado' (monetised), nem visto por menores de 18 anos - resolvi recorrer com argumentação dizendo que as imagens não eram de guerra nem apelavam à guerra, etc. - surpresa foi quando recebi, passado umas semanas, uma mensagem de email a levantar as restrições de idade e a reconhecer que afinal o meu conteúdo não violava as regras da comunidade. (!)

domingo, 9 de maio de 2021

Vídeo 'Ser o Ser Humano II'

Foi numa noite antes da pandemia que fui ver os Sereias ao Cais do Sodré, convidei o meu amigo Miguel para vir comigo ver a banda do meu primo do Porto que ia actuar ao vivo em Lisboa, achei que era o género dele e acertei, o Miguel adorou e eu também, o rock pesado, com um cantor a declamar os versos a gritar em vez de cantar, acompanhado por uma secção rítmica potente, sintetizadores, guitarras e vozes ao improviso, e as projeções e efeitos sonoros do IPAD do meu primo Francisco.

No dia seguinte estava com as minhas duas filhas, e fui com elas encontrar-me com o meu primo e com a banda dele no parque Eduardo VII, ele ia fotografar a banda junto à bandeira nacional gigante que ali estava, e depois disso fomos cada um para seu lado, e o Francisco veio comigo e com as minhas duas filhas até aos jardins da Gulbenkian ali ao lado, para falarmos e estarmos um bocado juntos. O Francisco é padrinho de batismo da Graça, a minha filha mais nova, agora adolescente, e apesar da distância faz o melhor que pode para manter o contacto.

E assim se explicam o vídeo e seus antecedentes: reparei que a Teresa dançava no jardim ao som da sua música interior, como por vezes faz, e que o Francisco sacou do seu IPAD e filmou; fez três filmes de alguns minutos, a 240 frames por segundo. Uns tempos depois, foi ele que teve a ideia de usar o filme dessa dança para o tema 'Ser o ser humano', comecei por lhe pedir para fazer a montagem, mas porque tinha muitos trabalhos à frente, acabou por me enviar o material e fui eu que fiz a montagem do vídeo. 

Sobre a dança, que posso dizer? É original, tal como a Teresa. Como se vê, a Teresa tem uma condição congénita, que não é doença, chamada Trissomia 21, o que lhe dá certas características físicas que todos sabemos reconhecer, mas também psicológicas, que só quem conhece de perto alguém com essa condição pode avaliar, tais como uma inabalável confiança na vida, uma aceitação dos outros sem preconceitos, uma boa disposição contagiante, uma sensibilidade sempre disposta a perdoar, e a pedir perdão, e claro, nem tudo são virtudes, mas o seu estado de criança grande sem maldade permite-nos a todos desculpar a sua teimosia e mau génio, que 'dão forte e passam depressa'. 

E essa sensibilidade manifesta-se nela na dança; desde sempre a ouvir rádio no carro, a caminho da escola, desde o infantário, ainda amarrada à cadeira de bebé, que vinha sempre a dançar. Hoje é adulta, pertence a uma companhia profissional de bailado, ganha o seu dinheiro e é um grande apoio para a sua mãe com quem vive, a quem ama sem julgamento, com uma fidelidade incondicional.  

Para ver este vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=LQXHedNOB8Y

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Live no FB a 23 de Abril

Foi a 23 de Abril, em casa do Tomás. Escolhemos 4 temas do álbum. Além dos testes de vídeo streaming, tivemos dois ensaios no local, o primeiro a 13 de Abril, e o segundo na véspera. No primeiro ensaio testámos uma configuração na qual além dos quatro contentores, o Tomás não só fazia de técnico de som como aparecia na imagem a tocar teclas, disparava caixas de ritmos programadas e alguns samples. Mas depois de ouvir a gravação do ensaio, achámos que não resultava bem, em especial porque as caixas de ritmos não casavam bem com a percussão, além de que impunham um tipo de atuação mais constrangida.

Como tal resolvemos desistir dessa configuração e fazer um concerto totalmente acústico, sem samples nem caixas de ritmos, e sendo assim o Tomás resolveu não tocar e focar-se apenas no som e na mistura. Foi uma boa decisão, já que por várias vezes na atuação saímos da estrutura pré-programada, sem que isso se notasse, o que seria problemático caso estivéssemos presos a estruturas musicais rígidas. Foi uma lição que aprendemos em atuações anteriores: ao vivo tudo acontece, temos de ser versáteis, adaptáveis, flexíveis, e o lema é: seguir a cantora, e se ela não entrar, 'dar mais uma volta'.

Começámos com 5 minutos de música ambiente (um tema dos Múm), pensando nas pessoas que se atrasam, esquecemo-nos foi de comunicar com o público e avisar qualquer coisa sobre isso, e houve quem desistisse antes de começar o concerto, viemos a saber... temos de comunicar melhor numa próxima. Mas tivemos um pico de visualizações na nossa página (237), e ficou-nos a vontade de repetir. E talvez integrar mais músicos, o Lourenço nas teclas, e o Rafael, que já começou a ensaiar connosco na viola (com o seu RAP inconfundível).

Publiquei no nosso canal Youtube a gravação em vídeo dos quatro temas que tocámos de seguida. Quem ouviu no computador sem auscultadores provavelmente quase não ouvia o baixo, mas enfim, é a natureza do baixo... quem quiser ouvir tudo, tem de pôr auscultadores ou ouvir num sistema de som mais a sério.

Dream On - https://youtu.be/I5NsrsRSdS0

I Found You - https://youtu.be/YvpnLgkiiBo

Amores de Praia - https://youtu.be/x2-bU1K00bk

Subsídio de Perdão - https://youtu.be/xnw8kk8tXjU

The 10 songs of the album 'Ciclo Curvo' ('curved cycle')

These are the comments posted in Bandcamp along with the songs - to start selling on 12th May. 1. Sinceramente  means 'sincerely'. I...