terça-feira, 27 de abril de 2021

Vídeo 'Canto das Sereias II'

O tema sugere o chamamento de um mundo ilusório, por vezes perigoso.

Começa com uma alusão óbvia ao tempo da nau catrineta e das lendas das sereias. Entramos depois num mergulho a baixa profundidade, com o sol a penetrar na água, algas, peixes tropicais, anémonas, tartarugas, e até tubarões passeando pelo recife ao som da música. O tema é luminoso, sobre o azul.

Quando a música entra na parte final, e o verso diz "fiquei ali a ver, fiquei a saber, com todo o meu ser sou mais que a morte", aparece uma primeira imagem acima de água, de uma mulher jovem descalça sentada sobre pedras arredondadas (com reflexos de água à transparência) suspensa em meditação, e depois os coros acompanham a cena final, com um cenário subaquático de quase desenho animado, e uma sereia descansando deitada, apoiando a cabeça sobre uma rocha que lhe serve de almofada no chão de areia. 

Este vídeo foi construído com imagens baixadas do website www.pixabay.com, na maioria, mas também algumas do website www.videvo.net. 

O tema dá o nome ao álbum, não sei se já lhe contei a história neste blog, pensámos produzir um 'single' com dois temas já gravados mas que nunca tinham sido editados ('Canto das sereias' e 'Ser o ser humano'). No processo começaram a surgir novos temas, e foi aparecendo o álbum, mantendo o mesmo pano de fundo: o canto das sereias é belo, mas chama-nos para um mundo ilusório, onde nos podemos afogar.

Ver este vídeo no Youtube em https://www.youtube.com/watch?v=6kwIh1r4tRE

domingo, 18 de abril de 2021

Vídeo 'I Found You'

Going forward, we will publish a video weekly, from our new album. What is really the theme 'I found you'? A powerful idea, often repeated but never in the same way. It means all is well, because: I found you and I am happy and I love you. Watch here a half-minute video of a band rehearsal.



Now about the video in our Youtube channel:

Many blurred images of city traffic at night. Images of people dancing, parties, toasts with champagne. On the guitar solo, a night shot of the moon reflected over the sea waves (all these images were downloaded from the website www.videvo.net), with a transparency of Mariana dancing in slow motion, to the rhythm of the music. The busy environments of the city, the crowds, all those are impersonal, a world of appearance provoking a feeling of loneliness and longing, and then the contrast with 'I found you', meaning the identification, the encounter, and the same scenarios that seemed empty become full of possibilities, the difference is of course, that feeling of 'I found you'... no more explanations are required.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Vídeo 'Subsídio de Perdão'

O segundo vídeo Contentor a ser publicado no nosso canal Youtube. O primeiro a beneficiar do 'designer touch' da Mariana, como se pode ver no Youtube:

(https://www.youtube.com/watch?v=iC8IEQwKKnk). 

Subsídio de perdão. É. O título é um bocado assustador. É. O vídeo também, acompanha o tema. 

São imagens com tons de preto e branco, todas baixadas do website pixabay.com. Começa com aguarelas, neste caso a cores, mas suaves, desmaiadas, com borrões a amarelo, onde se sobrepõem dois fantasmas, o preto e o branco, simbolizando assombrações que fazem lamentar algo do passado, que  perseguem.

Vem depois o refrão, o refrão vem três vezes, em cada um uma pose a preto e branco de uma mulher morena, com uma máscara branca, que olha fixamente através da máscara, são imagens que falam por si.

Entre cada refrão voltamos ao verso, e à ponte, viajando entre as nuvens, sobre as nuvens, sobre as montanhas, entre as montanhas, são imagens de paisagens frias, acompanhando a música e a letra ('estou no topo do Evereste a deitar água para o vento...'), algo misteriosas, por vezes exultantes, em especial no final, onde um sol amarelo mas baço brilha acima das nuvens.

Partilhamos uma pequena atuação da nossa sessão de fotos, mencionada no vídeo 'Amores de Praia'.




domingo, 4 de abril de 2021

Vídeo 'Amores de Praia'

Este é um extrato de 15 segundos do video de apresentação do CON TEN TOR no nosso canal Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCfUyEjw2lzrVrAGPiXdcHpA).

Se quiseres receber via email mais vídeos do álbum 'O Canto das Sereias', escreve para contentor21@gmail.com. Prometemos não exagerar na comunicação, é só para te enviarmos outros vídeos como este, avisos de concertos e de novos trabalhos...


O vídeo 'Amores de Praia' foi filmado numa sessão fotográfica, a primeira e única até agora. Foi nas dunas do guincho, naquele passadiço que vai do bar da Cresmina até à estrada do guincho e à praia. Estava um dia de sol, uma manhã de segunda feira, era para ser no sábado mas não pode ser por causa do estado de emergência, nem todos podiam vir para não mudarem de concelho ao fim de semana. Vieram só os quatro do núcleo da banda, mais a fotógrafa e o câmara man, ou melhor, o telemóvel man.

Numa palavra foi divertido, ou num adjectivo gostei, como dizia o outro. Estivemos bem, os planos que foram aproveitados para este vídeo foram só dois, num deles estávamos na areia sentados, a Mariana fixada no seu telemóvel, nós a tocar Stevie Wonder por iniciativa do Carlos, e no outro ficámos no banco de um miradouro que interrompe o passadiço, quando lá chegámos estava ocupado por um casal mais velho, que abandonou simpaticamente o local quando nos viu chegar armados de violas de caixa e sacos, e ali fizemos umas graçolas para a fotografia, e tocámos um par de temas, incluindo o Amores de praia. Na montagem tivemos de pôr um bocado do vídeo em câmara lenta, para acertar a mímica da Mariana com a letra do refrão 'amor de praia, até ao fim do verão...', pois na altura nem sequer estávamos a ouvir o tema, logo tocámos aquilo muito mais rápido do que na gravação. Outra peripécia da montagem foi que o Tomás tinha gravado tudo na vertical, e assim foi preciso primeiro exportar uma montagem com mais de 5000 píxeis de altura, que demorou duas horas a processar, para depois cortar o vídeo e assim aproveitar as fatias que interessavam, na horizontal.

The 10 songs of the album 'Ciclo Curvo' ('curved cycle')

These are the comments posted in Bandcamp along with the songs - to start selling on 12th May. 1. Sinceramente  means 'sincerely'. I...